SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18A inserção do Movimento da Matemática Moderna na UFRNO Movimento paranaense de Matemática Moderna: o papel do NEDEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FISCHER, Maria Cecília Bueno. A experiência das classes-piloto organizadas pelo GEEMPA, ao Tempo da Matemática Moderna. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.101-112. ISSN 1981-416X.

O texto aborda o estudo, em desenvolvimento, da experiência realizada nas classes-piloto, organizadas pelo Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre - GEEMPA, em 1972. O estudo investiga a experiência realizada nessas classes e, por meio de procedimentos envolvendo documentos orais e escritos, procura analisar as práticas desenvolvidas que, segundo se sabe, marcaram a história da Educação Matemática nas escolas de Porto Alegre. Este estudo integra a pesquisa que busca traços dos cotidianos escolares deixados por professores, durante um tempo que correspondia a um movimento internacional de renovação do ensino da matemática. A metodologia da pesquisa transita entre a pesquisa documental e a história oral, dado que as fontes são professoras das classes e os arquivos do GEEMPA, onde se encontram documentos relativos ao planejamento e desenvolvimento de tais classes, entre outros. Até o momento, pelos depoimentos das professoras, pode-se verificar que a experiência representou uma importante contribuição, tanto na formação docente como na dos alunos das classes. A investigação busca responder a algumas questões: como a escola acolhia a experiência, realizada numa de suas classes? Como era a relação com as demais turmas da mesma série? Foi possível socializar os resultados da experiência com outras turmas e escolas de Porto Alegre ou do Estado? Como é que se desenvolveu uma experiência tão positiva - numa análise preliminar - quando o Movimento da Matemática Moderna já dava sinais de fracasso mundialmente?

Palavras-chave : Matemática Moderna; História da Educação Matemática; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )