SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número18A matemática e as escolas militaresFormação do professor-educador matemático em cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GONZALEZ ASTUDILLO, Maria Teresa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.145-160. ISSN 1981-416X.

A análise de livros de texto fornece muita informação tanto acerca das concepções em relação ao conteúdo matemático que desenvolvem como acerca do processo educativo com o que estão relacionados. Por esse motivo, desenvolveu-se um modelo de análise de livros de texto que permite caracterizar a informação, estrutura e forma de fazer matemática em cada momento histórico. Esse modelo desenvolve-se em três etapas, com um nível diferente de profundidade e especificidade. No primeiro nível, elabora-se a ficha de referência de cada texto que permite fazer a sua identificação. O segundo nível consiste num estudo global para enquadrar a obra no momento histórico e científico em que se deu o seu nascimento. No terceiro nível, estudam-se os tipos de representação que aparecem em cada um dos livros. O modelo desenhado aplicou-se a diferentes livros de Análise Matemática a partir do primeiro que foi escrito no ano de 1696 e considerada a publicação mais relevante realizada no século XVIII.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Livros Didáticos; Análise Matemática.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )