SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue18Considerações sobre práticas de sala-de-aula no ensino de ciências: uma abordagem comparativa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

PAVAO, Zélia Milléo. Formação do professor-educador matemático em cursos de licenciatura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.161-168. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta apontamentos para a formação do professor-educador matemático em cursos de Licenciatura em Matemática. Trata-se de um estudo que subsidia questões gerais sobre a formação de professores de Matemática, segundo um modelo reflexivo e que podem servir para um novo pensar de cursos de formação de professores. Da investigação, destacam-se alguns aspectos fundamentais para a formação do professor-educador matemático: a definição do verdadeiro papel das Licenciaturas; o curso como um momento propício para o repensar de concepções dos futuros professores; a composição das disciplinas do curso de modo que a relação teoria-prática se configure como eixo central nos programas; a formação do professor em Educação Matemática; a universidade entendida como espaço de produção de saberes e de experiências significativas de aprendizagem e comprometida com a formação continuada dos professores.

Keywords : Formação de Professores; Licenciatura em Matemática; Educação Matemática.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )