SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue18Considerações sobre práticas de sala-de-aula no ensino de ciências: uma abordagem comparativaO conhecimento e a leitura fecundam a terra livre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

; RAU, Débora Toniolo; KOBREN, Roseane Dalpiaz  and  BRECAILO, Daianne. Paradigmas da ciência e o desafio da educação brasileira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.183-194. ISSN 1981-416X.

O artigo apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre os paradigmas da ciência, tendo com base a obra de Behrens intitulada “O paradigma emergente e a prática pedagógica”, a fim de compreender quais os legados e reflexos na prática pedagógica. A partir de um breve recorte histórico que contempla desde o paradigma tradicional até o paradigma emergente, analisam-se quais os novos desafios metodológicos para a educação superior no Brasil. Buscou-se desvendar qual o papel do professor no cenário educacional brasileiro. Muitos são os desafios a vencer nesta primeira década do Século XXI à medida que a proposta do paradigma emergente é realmente inovadora e desafiadora, pois rompe com procedimentos seculares tanto comportamentais como metodológicos, permitindo ao professor e ao aluno maior interação nos processos de construção do conhecimento. Portanto, este novo paradigma resgata o ideal iluminista, que preconiza o homem como ser crítico e participativo do processo de construção do conhecimento. O grande desafio da educação superior é manter e estimular o espírito crítico/reflexivo, na tentativa de suprimir os “ranços” remanescentes dos Paradigmas Conservadores, em busca do ideal pedagógico que atenda as necessidades do mundo do trabalho.

Keywords : Paradigmas; Educação Brasileira; Prática Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )