SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue18Paradigmas da ciência e o desafio da educação brasileira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

COSTA, Marta Morais da. O conhecimento e a leitura fecundam a terra livre. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.18, pp.195-210. ISSN 1981-416X.

Estuda-se a relação entre leitura, escola e conhecimento, numa linguagem que alterna a ficção com a dissertação, partindo da história da pesquisa realizada pelo Professor & Leitor em uma biblioteca, com a finalidade de escrever um texto sobre definições de conhecimento, sua função e utilização na escola. Ao buscar nas estantes de livros, a personagem vai dialogando com filósofos, historiadores, educadores, psicólogos, dramaturgos e literatos, construindo uma rede de articulações de sentidos múltiplos para o conceito de conhecimento. Ao mesmo tempo, apresenta uma visão crítica sobre o estado da educação e seus comportamentos diante do saber e da necessidade de formação de alunos intelectualmente competentes.

Keywords : Formação de Professores; Leitura; Escola e Conhecimento.

        · abstract in French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )