SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educaçãoProcedimentos para a pesquisa de práticas pedagógicas do cotidiano da educação infantil: relato de investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

LIMA, Márcio Antônio Cardoso  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Pesquisa-ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensino. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.51-63. ISSN 1981-416X.

Os autores do texto, com base em suas experiências com o ensino nos anos 1980/1990 e na primeira década desse novo século, demarcam a noção de pesquisa que orienta os seus trabalhos como professores e pesquisadores, isto é, a pesquisa-ação. Num primeiro momento, o texto apresenta o histórico do termo pesquisa-ação e a indicação da sua importância nas últimas décadas do século passado com ênfase no professor-pesquisador e resgate do seu valor no contexto atual da educação brasileira. Em seguida, apresenta o materialismo histórico-dialético como referencial teórico de sustentação da pesquisa/ação, com críticas ao modelo tradicional de pesquisa. E, por fim, salienta o risco da sua institucionalização pelo campo acadêmico/universitário, em deferência, assim, do permanente esboço teórico pelos praticantes da pesquisa-ação.

Palavras-chave : Prática Problematizadora; Prática Social; Pesquisa-Ensino Materialismo Histórico-Dialético.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )