Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
GARANHANI, Marynelma Camargo. Procedimentos para a pesquisa de práticas pedagógicas do cotidiano da educação infantil: relato de investigação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.65-80. ISSN 1981-416X.
O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação de concepções e práticas de educadoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais saberes norteiam as ações pedagógicas acerca do movimento corporal da criança que se encontra na idade 3 a 6 anos. A coleta de dados realizou-se por meio da observação de práticas pedagógicas, entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a imagem fotográfica. Na busca de um caminho que não fragmentasse os fatos e/ou eventos a serem estudados na prática pedagógica cotidiana de educadoras da pequena infância optou-se por focalizar a investigação em quatro dimensões que constituem a unidade ambiente escolar: a institucional, a instrucional, a temporal e a espacial. Assim, o estudo mostra a utilização de técnicas etnográficas na investigação de práticas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil.
Palavras-chave : Educação Infantil; Práticas Pedagógicas; Técnicas Etnográficas.