SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Pesquisa-ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensinoReflexão sobre procedimentos de leitura para análise de textos acadêmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GARANHANI, Marynelma Camargo. Procedimentos para a pesquisa de práticas pedagógicas do cotidiano da educação infantil: relato de investigação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.65-80. ISSN 1981-416X.

O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação de concepções e práticas de educadoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, com o objetivo de identificar quais saberes norteiam as ações pedagógicas acerca do movimento corporal da criança que se encontra na idade 3 a 6 anos. A coleta de dados realizou-se por meio da observação de práticas pedagógicas, entrevista semi-estruturada, análise de documentos e a imagem fotográfica. Na busca de um caminho que não fragmentasse os fatos e/ou eventos a serem estudados na prática pedagógica cotidiana de educadoras da pequena infância optou-se por focalizar a investigação em quatro dimensões que constituem a unidade ambiente escolar: a institucional, a instrucional, a temporal e a espacial. Assim, o estudo mostra a utilização de técnicas etnográficas na investigação de práticas pedagógicas do cotidiano da Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Práticas Pedagógicas; Técnicas Etnográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )