SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Procedimentos para a pesquisa de práticas pedagógicas do cotidiano da educação infantil: relato de investigaçãoMemórias de professores: uma experiência de pesquisa na formação de professores de ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MINDAL, Clara Brener. Reflexão sobre procedimentos de leitura para análise de textos acadêmicos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.81-87. ISSN 1981-416X.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os procedimentos de leitura que foram utilizados quando se realizou a seleção e análise de textos acadêmicos que constituiu parte da Tese de Doutoramento elaborada para o Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A investigação realizada sistematizou e analisou a produção acadêmica sobre ensino superior encontrada nas reuniões da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) entre 1996 e 2003 e que tratava de aspectos sobre a graduação. A dificuldades encontradas na leitura e análise de textos com temas tão diversos como os veiculados na ANPEd mostrou que, para mapear aspectos sobre a graduação, seria necessário repensar os procedimentos e estratégias de leitura utilizados pela pesquisadora.

Palavras-chave : Metodologia da Pesquisa; Leitura; Análise de Textos.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )