SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Reflexão sobre procedimentos de leitura para análise de textos acadêmicosA ciência na modernidade para Jürgem Habermas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. Memórias de professores: uma experiência de pesquisa na formação de professores de ensino superior. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.89-98. ISSN 1981-416X.

Neste trabalho buscamos aprofundar a leitura teórica das memórias de professores mais marcantes, fazendo estudos sobre a socialização profissional do professor universitário conforme as pesquisas feitas por Garcia (1999), associando-os aos estudos de saberes de professores elaborados por Tardif (2002). Partimos do pressuposto de que as memórias dos professores selecionados pelos alunos de pós-graduação deveriam expressar certas habilidades básicas, para lidar com os processos de ensino e aprendizagem, constituindo assim o processo de socialização prévia. Nesta perspectiva os saberes experiências do professor não se baseiam unicamente na prática de sala de aula, mas decorreriam, em grande parte, das pré-concepções do ensino e da aprendizagem herdadas da história escolar. Concluímos que as memórias de professores mais marcantes, os saberes docentes e a socialização profissional são processos sociais inter-relacionados e são indissociáveis como formação docente.

Palabras clave : Memórias; Socialização Profissional; Saberes Docentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )