SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Memórias de professores: uma experiência de pesquisa na formação de professores de ensino superiorAvaliação da aprendizagem e exclusão social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BONETTI, Lindomar  y  SCHERER, Karine Pagliosa. A ciência na modernidade para Jürgem Habermas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.99-110. ISSN 1981-416X.

Este texto tem como desafio entrar nas particularidades da argumentação desenvolvida por Habermas para resgatar a capacidade reflexiva e crítica da razão humana, bem como identificar possíveis contribuições deste autor para fundamentar uma proposta de racionalidade. Particularmente, o desafio deste texto é o de encontrar em Habermas elementos que podem justificar a necessidade (e a possibilidade) de se construir uma fundamentação para repensar o papel da razão, justamente em tempos em que se prega a sua desconstrução, o fim do princípio da universalidade do conhecimento e do neopragmatismo.

Palabras clave : Habermas; Papel da Razão; Neopragmatismo.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )