Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
BONETTI, Lindomar e SCHERER, Karine Pagliosa. A ciência na modernidade para Jürgem Habermas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.99-110. ISSN 1981-416X.
Este texto tem como desafio entrar nas particularidades da argumentação desenvolvida por Habermas para resgatar a capacidade reflexiva e crítica da razão humana, bem como identificar possíveis contribuições deste autor para fundamentar uma proposta de racionalidade. Particularmente, o desafio deste texto é o de encontrar em Habermas elementos que podem justificar a necessidade (e a possibilidade) de se construir uma fundamentação para repensar o papel da razão, justamente em tempos em que se prega a sua desconstrução, o fim do princípio da universalidade do conhecimento e do neopragmatismo.
Palavras-chave : Habermas; Papel da Razão; Neopragmatismo.