SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19A ciência na modernidade para Jürgem HabermasPerspectivas para o ensino católico no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PINTO, Neuza Bertoni  e  SILVA, Cláudia Mara Soares da. Avaliação da aprendizagem e exclusão social. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.111-126. ISSN 1981-416X.

A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados.

Palavras-chave : Exclusão; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Formativa.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )