SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Avaliação da aprendizagem e exclusão socialFé cristã, conhecimento e educação: paidéia ao alcance de todos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALVES, Manoel. Perspectivas para o ensino católico no Brasil. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.127-140. ISSN 1981-416X.

A presente análise pretende, de forma perspectiva, traçar alguns indicativos da evolução futura do ensino católico no Brasil a partir da observação da sua atual estrutura organizacional e dos dados estatísticos do seu desempenho institucional na última década. A análise suscita questões importantes para o debate presente sobre o ensino católico no país frente às tendências em educação, adotando como eixo o modelo de gestão e as relações internas do ensino católico com as suas entidades mantenedoras e com as diversas instâncias da Igreja Católica, bem como as suas relações externas com o mercado educacional, a opinião pública e o Estado.

Palavras-chave : Ensino Católico; Ensino Confessional; Gestão Escolar; Mercado Educacional; Tendências em Educação; Sistema de Ensino.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )