SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue20Cómo enseñar para que los estudiantes comprendan?O tempo para a leitura: subjetividade e literatura infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

BARBOSA, Laura Monte Serrat; FARAH, Silvia  and  CARLBERG, Simone. O ambiente educativo e o processo de aquisição de leitura e escrita. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.33-42. ISSN 1981-416X.

Síntese dos estudos parciais realizados a partir da análise dos dados obtidos da pesquisa que vem sendo realizada pelo grupo de Pesquisa: Psicopedagogia - aprendizagem/ensino (GAE), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cujo título é O aprendente do seu aprender e do aprender do outro. O foco de estudos, nesse documento, é o ambiente educativo e o processo de aquisição de leitura e escrita na primeira etapa do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino de Curitiba. As autoras fazem uma integração entre alguns aspectos teóricos do processo de aprendizagem/ensino da leitura/escrita e a prática educativa cotidiana, já identificando fraturas significativas, bem como promovendo reflexões sobre elas. Apresenta-se um disparador inicial, destacando-se o conceito de ambiente educativo, para discussões mais profundas, a serem realizadas ao final da pesquisa citada.

Keywords : Aprendizagem; Ambiente Educativo; Leitura e Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )