SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue20O tempo para a leitura: subjetividade e literatura infantilPadres y estilos de aprendizaje de sus hijos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

FAGALI, Eloisa Quadros. A relação afetiva na situação de aprendizagem: diferentes significados e formas de atuações. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.51-64. ISSN 1981-416X.

Este artigo fornece elementos para reflexões sobre a conexão entre as relações afetivas e o processo cognitivo, nas situações de aprendizagem. Pesquisas de natureza participativa e qualitativa e projetos psicopedagógicos têm sido realizados em diferentes contextos do Brasil. Estes estudos focalizam as influências do contexto cultural, dos mitos e dos diferentes estilos dos aprendizes sobre os valores e significados que esses sujeitos atribuem às relações afetivas nas diferentes situações de aprendizagem. As experiências revelaram que ambas as relações afetivas positiva e negativa entre profissionais, aprendizes e objeto do conhecimento são responsáveis pelas mudanças no processo de aprendizagem e ensino. Este artigo focaliza a importância de se considerar as diferentes dimensões do afeto nas múltiplas formas do aprendiz atuar como professor, cuidador, junto aos colegas de trabalho e aos aprendizes nos diferentes ciclos de vida: infantil, juvenil e adulto.

Keywords : Conexão; Afeição-Cognição-Aprendizagem; Tipologia; Contexto Cultural; Mitos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )