SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20Padres y estilos de aprendizaje de sus hijosO construtivismo e as funções mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CASTRO, Genivaldo Macário de; VIANA, Tania Vicente  e  ALENCAR, Maristela Lage. Movimentos silentes: a educação psicomotora no tratamento de problemas de aprendizagem em alunos surdos. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.81-89. ISSN 1981-416X.

Este trabalho objetiva investigar a contribuição da educação psicomotora para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de alunos surdos com problemas de aprendizagem. A Psicomotricidade, como ciência que estuda o homem em sua totalidade, por meio das relações que estabelece consigo e com os outros, constitui uma ferramenta pedagógica para a prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem. Nos dias atuais, a educação psicomotora trabalha o indivíduo global, nos planos motor, cognitivo e afetivo, em vez de enfatizar as áreas com déficits no desenvolvimento: os exercícios mecânicos foram substituídos por atividades livres ou semidirigidas, com expressão do potencial criativo discente. Com base nessa concepção, procedeu-se a uma pesquisa de natureza interventiva, com uma amostra de 10 estudantes surdos, no período de 2004, realizada em Fortaleza-Ceará-Brasil. Os aprendizes apresentavam queixa de agitação motora e agressividade, em sala de aula, bem como dificuldades no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As intervenções foram semidirigidas, com emprego de material diversificado para a livre expressão dos sujeitos (bolas, espaguetes, bambolês, cordas, tecidos, argila, tinta). Ao término do trabalho, observou-se progresso dos educandos em relação à sua autonomia, criatividade e motivação para aprender, com desenvolvimento da disciplina mental e integridade emocional necessárias ao aprendizado formal.

Palavras-chave : Educação Psicomotora; Alunos Surdos; Problemas de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )