SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue20Movimentos silentes: a educação psicomotora no tratamento de problemas de aprendizagem em alunos surdosFormação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

GARCIA, Emilio García  and  VEIGA, Elizabeth Carvalho da. O construtivismo e as funções mentais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.91-102. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho trata-se de uma análise das diferentes concepções de construtivismo com os modelos paralelos e hierárquicos do funcionamento mental. Uns são mais associativos, repetitivos, acumulativos e dirigidos a manter a estabilidade do sistema (aprendizagens associativas); enquanto que outros pressupõem reorganização, inovação, saltos qualitativos (aprendizagens construtivas). Frente a concepções dicotômicas e de oposição entre tipos de aprendizagens associativas e construtivas, parecem mais adequados os modelos e teorias que ressaltam a continuidade e complementaridade de diversos tipos de aprendizagens.

Keywords : Construtivismo; Aprendizagem; Funções Mentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )