SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20Movimentos silentes: a educação psicomotora no tratamento de problemas de aprendizagem em alunos surdosFormação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

GARCIA, Emilio García  y  VEIGA, Elizabeth Carvalho da. O construtivismo e as funções mentais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.91-102. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho trata-se de uma análise das diferentes concepções de construtivismo com os modelos paralelos e hierárquicos do funcionamento mental. Uns são mais associativos, repetitivos, acumulativos e dirigidos a manter a estabilidade do sistema (aprendizagens associativas); enquanto que outros pressupõem reorganização, inovação, saltos qualitativos (aprendizagens construtivas). Frente a concepções dicotômicas e de oposição entre tipos de aprendizagens associativas e construtivas, parecem mais adequados os modelos e teorias que ressaltam a continuidade e complementaridade de diversos tipos de aprendizagens.

Palabras clave : Construtivismo; Aprendizagem; Funções Mentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )