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Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GARCIA, Emilio García  e  VEIGA, Elizabeth Carvalho da. O construtivismo e as funções mentais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.91-102. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho trata-se de uma análise das diferentes concepções de construtivismo com os modelos paralelos e hierárquicos do funcionamento mental. Uns são mais associativos, repetitivos, acumulativos e dirigidos a manter a estabilidade do sistema (aprendizagens associativas); enquanto que outros pressupõem reorganização, inovação, saltos qualitativos (aprendizagens construtivas). Frente a concepções dicotômicas e de oposição entre tipos de aprendizagens associativas e construtivas, parecem mais adequados os modelos e teorias que ressaltam a continuidade e complementaridade de diversos tipos de aprendizagens.

Palavras-chave : Construtivismo; Aprendizagem; Funções Mentais.

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