SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20O construtivismo e as funções mentaisReflexão: um caminho para a construção da competência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Formação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.103-122. ISSN 1981-416X.

A formação continuada é atualmente um processo emergente de atualização e mudança dos conhecimentos novos e informações relevantes. No ensino superior, a formação continuada é ampliadora das transformações do processo educativo em relação às tecnologias e sua influência no desenvolvimento da cognição para a aprendizagem. Em conexão com o espaço da virtualidade a formação continuada se desenvolve e promove o acesso para a formação do cidadão que não pode estar distante dessa tecnologia, de seus elementos e características que mudam estilos, necessidades e até mesmo as exigências profissionais do mercado mundial. A partir dessas assertivas, instituições de ensino superior estão ampliando seus planos de carreira dos docentes incentivando principalmente mestrados e doutorados. A importância dessa formação é inquestionável, mas o que se percebe como inovação para o e aprimoramento do corpo docente está na elaboração de cursos na área de informática educativa, um tema inovador e escasso de referenciais. A elaboração desses cursos deve ter como eixo norteador os temas típicos da área da tecnologia educacional como os ambientes virtuais, educação a distância e o uso do computador em sala de aula. Pensando em um trabalho voltado para essa temática estruturamos um modelo de curso de aperfeiçoamento que foi experienciado em uma instituição privada no final de 2004 e início de 2005. Esse curso que aqui será detalhado tem como diferencial os princípios da information literacy, da virtual literacy e da media literacy. Esses três princípios priorizam o processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias para a produção do conhecimento e não somente a tecnologia como uma ferramenta ou meio técnico. O objetivo do curso foi ampliar as práticas pedagógicas do ensino universitário utilizando tecnologias. O curso com 180 horas teve como recurso de mediação tecnológica o ambiente virtual TelEduc, um ambiente gratuito que tem grande aceitação de uso para cursos de todas as áreas. Foi desenvolvido por pesquisas realizadas em uma universidade pública brasileira, a Unicamp.

Palavras-chave : Formação Continuada; Informática Educativa; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )