SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20Formação continuada para docentes do ensino superior: o virtual como espaço educativoAprendizagem e conhecimento: conexões planetárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MOURA, Elaine Maria Salies Landell de. Reflexão: um caminho para a construção da competência. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.123-132. ISSN 1981-416X.

O presente texto traduz uma forma de pensar e de viver a realidade, um modo de atuação profissional, e procura mostrar, ainda, como os professores percebem e concretizam a sua prática pedagógica com os alunos, vivendo - eles também _ o papel de estudantes, protagonistas e responsáveis pela sua autonomia crítica. Apresenta o portfólio como um instrumento de reflexão e, portanto, de avaliação do próprio percurso, e um caminho para a construção da competência de alunos e professores. Como resultado, o texto apresenta variáveis da articulação do processo de ensino-aprendizagem que podem contribuir com os professores na análise da própria prática, de forma a torná-la cada vez mais reflexiva.

Palavras-chave : Reflexão da Prática Docente; Portfólio; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )