SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20História, geografia e ensino religioso: uma proposta integradaNarrativas da infância: os sentidos do brincar e a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NEVES, Manoella  e  GALDINO, Karina. Ensaio sobre serenidade e educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.167-177. ISSN 1981-416X.

Norberto Bobbio, em seu livro Elogio da Serenidade, defende a idéia de que esta é “a mais impolítica das virtudes”. Embora a considere uma virtude fraca, pois as fortes seriam aquelas naturais de quem dirige o Estado, busca-se, neste texto, propor uma discussão a partir da serenidade como uma das maiores e mais importantes ferramentas para desenvolver uma relação pedagógica mais próxima do graduando, jovem pertencente a uma geração que aprendeu a pensar com a televisão e que não se mostra atualmente engajado com a sala de aula. Sobretudo, os professores do curso de comunicação, precisam, em sua prática pedagógica, levar o aluno a reconhecer, dentre outras coisas, o processo de construção social que o circunda. O homem sereno aceita o outro, afirma Bobbio. Aceitar significa compreender e compreendendo será possível ao docente dar um sentido maior às suas aulas, já que atribuir sentido às coisas é próprio da experiência de comunicação.

Palavras-chave : Serenidade; Ensino Superior; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )