SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20Ensaio sobre serenidade e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CAIADO, Katia Regina Moreno  y  PEREIRA, Carolina Lucenti. Narrativas da infância: os sentidos do brincar e a formação de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.179-188. ISSN 1981-416X.

O objetivo do trabalho é estudar as concepções do brincar na infância reveladas nas narrativas de futuros professores de educação especial. Entrevistamos 48 alunos concluintes do Curso de Pedagogia - formação de professor para Educação Especial, da Faculdade de Educação, oferecido numa Universidade. As narrativas foram escritas a partir de três eixos propostos, a saber: as lembranças do brincar na infância; a infância e o trabalho infantil; o papel do brincar na aprendizagem e desenvolvimento da criança ‘especial’. Considerou-se no estudo que as narrativas de vida de cada participante, futuros educadores, era uma unidade de análise reveladora da relação entre o social e o indivíduo; narrativas que expressam as possibilidades históricas concretas daquela vida se constituir. Organizamos seis perguntas abertas que nortearam a construção das narrativas escritas. Para análise dos textos trabalhamos com três categorias: 1. A infância e o brincar; 2. O trabalho infantil e o tempo das brincadeiras; 3. A memória, a identidade e a formação de professores. Os resultados da pesquisa apontam um descompasso entre as concepções teóricas sobre o brincar que elaboraram ao longo do curso e a prática pedagógica realizada nos estágios. No cotidiano escolar reproduziram uma escola onde o brincar não se vive, não se aprende.

Palabras clave : Narrativas da Infância; Formação de Professores; Brincar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )