SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número21A planetarização da cultura do capital e a racionalidade das reformas da educaçãoEnsino superior na América Latina e a globalização da racionalidade capitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

CATANI, Afrânio Mendes; CAMPBELL ESQUIVEL, Juan Carlos  e  GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Reformas da educação superior no Chile, no Brasil e em Portugal: uma abordagem comparativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.21, pp.49-63. ISSN 1981-416X.

Diversas pesquisas já destacaram o caráter neoliberal das reformas da educação superior na América Latina na década de 1990. Quase toda a região foi afetada por mudanças no sentido de transformar a educação em um serviço, constituindo-se em mais um dos setores a ser regido pela lógica do livre-mercado - caso típico do Brasil. No entanto, para uma análise comparativa da região, é necessário também salientar o caso do Chile, onde este modelo foi estabelecido bem antes de outros países latino-americanos. Por sua vez, o caso português nos permite observar aspectos determinantes das reformas da educação superior dos anos 90 que se inserem em um contexto global, com semelhanças e diferenças entre tais movimentos em países do capitalismo central e periférico. Enfocaremos prioritariamente o caso chileno e, a partir daí, estabeleceremos relações com a educação superior no Brasil e em Portugal. As reformas recentes do setor no Chile iniciaram-se sob o regime militar (1973-90), que inaugurou a implementação do neoliberalismo na América Latina nos anos 70 (Milton Friedman foi conselheiro do general Pinochet).

Palavras-chave : Política Educacional; Gestão da Educação; Política do Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )