SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número21Reformas da educação superior no Chile, no Brasil e em Portugal: uma abordagem comparativaAgenda neoliberal e a política pública para o ensino superior nos anos 90 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

RODRIGUEZ, Margarita Victoria  e  MARTINS, Liliana Gonzaga de Azevedo. Ensino superior na América Latina e a globalização da racionalidade capitalista. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.21, pp.65-81. ISSN 1981-416X.

O artigo analisa de forma crítica e dialética, por meio de fontes documentais (documentos do Banco Mundial, UNESCO, leis, decretos, portarias, programas de modernização institucional), como o ensino superior na América Latina, por meio de suas reformas, foi objeto de ações e demandas que levaram a um processo de mudanças que objetivavam a modernização e adequação deste sistema às exigências políticas e econômicas, alterando o perfil e a função história deste nível. Assim, no início desta década, abandona-se o debate em relação ao papel social da universidade, e se institui a cultura da produtividade e eficiência. Aparece, assim, nos fóruns nacionais e internacionais, a preocupação com a qualidade, a gestão e a avaliação dos sistemas de ensino superior.

Palavras-chave : Ensino Superior; Reformas Educacionais; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )