SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número21A universidade brasileira e a reforma atualO impacto da reforma universitária nas UES baianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de  e  SILVA, Paulo Marcos da. Política educacional, ensino superior público & pesquisa acadêmica: um jogo de xadrez "encassinado". Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.21, pp.139-150. ISSN 1981-416X.

Neste texto pretendemos abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais, no discurso neoliberal, tendo como foco de análise a pesquisa desenvolvida na UNIVERSIDADE PÚBLICA no final do século XX e início do século XXI. Procuramos demonstrar, a partir de uma abordagem Histórica, a dimensão educacional, característica de toda lógica hegemônica, reconhecida como um importante espaço de construção e (de)formação de consciência política por intelectuais conservadores que, em meados do século XX, traçaram em suas metas profissionais as características da base teórica do neoliberalismo. Na seqüência, apresentaremos algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Nosso objetivo foi o de questionar a forma do Estado Neoliberal, pensar e projetar a política educacional na pesquisa acadêmica desenvolvida pela Universidade Pública. Finalizaremos destacando algumas das mais evidentes conseqüências dessa farsa rotulada pelo Banco Mundial, BIRD e FMI.

Palavras-chave : Política do Ensino Superior; Gestão da Educação Universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )