SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número21Política educacional, ensino superior público & pesquisa acadêmica: um jogo de xadrez "encassinado"SINAES: do documento original à legislação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SILVA, Ronalda Barreto  e  JOSE, Wagner Duarte. O impacto da reforma universitária nas UES baianas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.21, pp.151-162. ISSN 1981-416X.

Trinta e oito anos após a Reforma de 68, temos, na ordem do dia, uma nova reforma universitária em um governo popular. Algumas questões devem ser postas a fim de problematizarmos a discussão da proposta de reforma atual. No ano de 1961, Álvaro Vieira Pinto escreveu o livro A Questão da Universidade, publicado pela UNE, no qual afirmava que, com a mudança dos alicerces da realidade social, a classe dominante não podia mais contar tranqüilamente com a universidade como foco das concepções alienadas que favoreciam o seu domínio, como também a universidade começava a ser assediada por um exército popular, cujas intenções eram diversas dos diminutos e requintados alunos selecionados que a procuravam no passado. Os novos postulantes queriam a universidade para adquirir conhecimentos que os qualificassem para o trabalho futuro, útil, para a participação política, para modificar a estrutura social antiga e injusta, substituindo-a por outra humana e livre. Nesse bojo, outra questão apontada é importante: sacudir o jugo das pressões imperialistas que entravavam o país. Essas foram idéias que levaram os estudantes e setores progressistas da sociedade brasileira a desejarem a reforma da universidade. Partindo da concepção colocada por Pinto (1994) naquele momento, de que a classe dominante solicita da universidade acima de tudo as idéias que justifiquem o seu poderio, questionamos: quais os interesses subjacentes à reforma universitária que, desta vez, não está vindo dos anseios populares? Como estão postas, hoje, as pressões imperialistas, cujo jugo queria os estudantes erradicar na década de 60?

Palavras-chave : Política Educacional; Reforma Universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )