SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número21SINAES: do documento original à legislaçãoA formação inicial e continuada dos professores de adolescentes: os adolescentes existem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

SAVIANI, Dermeval. Doutoramento em educação: significado e perspectivas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.21, pp.181-197. ISSN 1981-416X.

Este artigo se propõe a caracterizar, a partir de estudos realizados pelo autor em outras oportunidades, o lugar do doutorado no conjunto da pós-graduação, examinando os problemas, mas também as perspectivas que se abrem para a pós-graduação em educação em nosso país, em particular para a PUCPR. Começando pela caracterização das duas modalidades básicas de pós-graduação, a lato sensu e a stricto sensu, o texto identifica o lugar do doutorado na pós-graduação e destaca seu significado e importância para a educação. Por fim, ao abordar os problemas enfrentados, é apresentada uma análise detalhada daquilo que poderíamos considerar como a mais momentosa questão da atualidade na pós-graduação brasileira: o dilema produtividade-qualidade.

Palavras-chave : Educação Brasileira; Pós-Graduação em Educação; Doutorado em Educação; Política de Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )