SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número21Políticas e gestão da educação: uma análise da trajetória da pesquisaRetrospecto sobre a educação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NASCIMENTO, Vanessa Melo do  e  MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. O ensino técnico-profissionalizante no Paraná na década de 1960. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.21, pp.225-234. ISSN 1981-416X.

O texto apresenta alguns dos principais aspectos da educação profissionalizante no Estado do Paraná na década de 1960, dentre eles: escolas, cursos ofertados e demanda. No período, a educação profissional paranaense estava começando a desenvolver-se, muitas das características apresentadas no Estado estavam em consonância com a política nacional de educação. No entanto, alguns dos cursos não estavam em concordância com as necessidades do mercado de trabalho, porém eram estruturados em função das condições existentes nas escolas. Os mais procurados eram aqueles relacionados ao Comércio. Os dados apresentados no texto, em sua maioria, são frutos de fontes primárias.

Palavras-chave : Educação Profissionalizante; Paraná; 1960.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )