SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue22A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridadeA evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

TESCAROLO, Ricardo  and  GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Complexidade, currículo e ética: o parto de um novo mundo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.39-52. ISSN 1981-416X.

Este artigo analisa a crise do pensamento ocidental contemporâneo e a emergência de uma nova cosmologia fundada na complexidade. Ela representa a superação da visão que pretendeu descobrir princípios de simplicidade, estabilidade e objetividade em uma realidade essencialmente complexa e ambígua. A superação da concepção fragmentadora da realidade encontra-se no centro dessa nova visão, conciliando reflexão com sensibilidade e razão com experiência. Da idéia de complexidade resulta uma ética que constitui o fundamento do reconhecimento de que a dimensão interior de cada mulher e homem o/a transforma em um acontecimento de importância cósmica. E dela resulta também a urgência de que todas as instâncias da sociedade - mas principalmente a escola, por sua própria raison d’être - assumam a sua responsabilidade social e planetária, estabelecendo um novo contrato de solidariedade em favor da Terra, da Vida e da Humanidade.

Keywords : Complexidade; Currículo Escolar; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )