SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridadeA evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TESCAROLO, Ricardo  e  GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Complexidade, currículo e ética: o parto de um novo mundo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.39-52. ISSN 1981-416X.

Este artigo analisa a crise do pensamento ocidental contemporâneo e a emergência de uma nova cosmologia fundada na complexidade. Ela representa a superação da visão que pretendeu descobrir princípios de simplicidade, estabilidade e objetividade em uma realidade essencialmente complexa e ambígua. A superação da concepção fragmentadora da realidade encontra-se no centro dessa nova visão, conciliando reflexão com sensibilidade e razão com experiência. Da idéia de complexidade resulta uma ética que constitui o fundamento do reconhecimento de que a dimensão interior de cada mulher e homem o/a transforma em um acontecimento de importância cósmica. E dela resulta também a urgência de que todas as instâncias da sociedade - mas principalmente a escola, por sua própria raison d’être - assumam a sua responsabilidade social e planetária, estabelecendo um novo contrato de solidariedade em favor da Terra, da Vida e da Humanidade.

Palavras-chave : Complexidade; Currículo Escolar; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )