SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Complexidade, currículo e ética: o parto de um novo mundoComplexidade e mediação socioeducativa nas assembléias de turma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BEHRENS, Marilda Aparecida  y  OLIARI, Anadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.53-66. ISSN 1981-416X.

O artigo trata da investigação sobre os paradigmas da ciência que caracterizam o conhecimento e, por conseqüência, a prática docente e profissional. Apresenta a evolução do pensamento científico ao longo da história da humanidade, em especial no que se refere aos paradigmas da ciência e de sua influência na Educação. Contempla a reflexão sobre as mudanças paradigmáticas na evolução da ciência do pensamento cartesiano ao pensamento complexo. A partir desta evolução histórica, propõe a caracterização dos pressupostos do paradigma tradicional e da complexidade e suas implicações no contexto da educação.

Palabras clave : Evolução do Pensamento Científico; Paradigma Tradicional; Paradigma da Complexidade; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )