SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22A teoria da complexidade e as organizaçõesManeiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Interrogantes do ato de conhecer: uma perspectiva interdisciplinar. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.104-114. ISSN 1981-416X.

A discussão sobre interdisciplinaridade está colocada em sua complexidade pelas perguntas que são produzidas no trabalho com o conhecimento e com as pessoas no cotidiano da vida acadêmica. Assumo, então, o desafio de perguntar e perguntar-me sobre o lugar dessas questões que envolvem o conhecimento e o agir humano, que vêm trazendo a discussão da interdisciplinaridade. Tal tema é instigante, polissêmico e polêmico, já que é impossível a construção de uma única, absoluta e geral teoria da interdisciplinaridade, mas é necessária a busca ou o desvelamento do percurso teórico pessoal de cada pesquisador que se aventurou a tratar as questões desse tema. Assento-me nessa constatação para tratar a interdisciplinaridade, não como panacéia para os males que atingem a dissociação do saber, mas sim como uma visão de mundo em movimento. Desvelo, aqui, um recorte de meu próprio percurso teórico-prático na aventura de, usando os princípios de professor pesquisador, pesquisar minha própria prática de professora pesquisadora, na perspectiva do compromisso da educação como ato político e social, do ato de conhecer como ato relacional dos seres humanos com o mundo, ato histórico na produção concreta da realidade, nos limites de minha prática. A sustentação teórica básica está em Ivani Fazenda e Paulo Freire.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Conhecimento; Professor Pesquisador; Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )