SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Interrogantes do ato de conhecer: uma perspectiva interdisciplinarAs condições para uma educação de base com qualidade na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

DURAN, Marília Claret Geraes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.115-128. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta, no contexto das investigações que vêm ocorrendo no Grupo FormAção (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores), a perspectiva do cotidiano escolar como uma das suas dimensões de análise em processos formativos de professores, considerando a importante contribuição de Certeau - do que ele chama “invenções cotidianas”. Analiso “paisagens em transição”, momentos de ruptura que se evidenciam no campo da formação de professores alfabetizadores, na perspectiva da proposta de organização da escola em ciclos. A análise, decorrente da problematização do caráter tático ou estratégico da política implantada, estará considerando as possibilidades ou não de os educadores e a comunidade correrem o risco de ensaios e erros, avanços e retrocessos, para somente assim encontrarem formulações que atendam às necessidades sentidas. Considerando tal perspectiva, problematizo práticas, criações e artes na escola, ouvindo a palavra de professoras, pensando a respeito de suas invenções, procurando evidenciar microdiferenças onde tantos outros apenas percebem uniformização e conformismo.

Palavras-chave : Formação de Professores-Alfabetizadores; Invenções Cotidianas; Michel de Certeau.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )