SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Espaço escolar e história das instituições escolaresEducação, emancipação e sensus communis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

COELHO, Christianne Coelho de Souza Reinish  e  FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Espaços digitais para melhor aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.165-174. ISSN 1981-416X.

Todos os mundos são mundos virtuais e todos os espaços são ciberespaços. Atualmente, a educação acontece em três diferentes tipos de espaço: o físico, o conceitual e o digital. A metáfora dos Sistemas Complexos Adaptativos - SCA - permite-nos entender e ampliar o conceito de agente para qualquer entidade ou ferramenta inteligente capaz de manter um diálogo que promova o aparecimento de emergências, isto é, uma nova configuração que compreende o sistema global composto pelos estudantes, professores, ambiente tecnológico e instituições, e que não pode ser explicado a partir das partes que compõem a ecologia do sistema cognitivo. Este artigo trata do estudo dos agentes e dos espaços envolvidos no processo de ensino e aprendizagem baseado na teoria dos SCA.

Palavras-chave : Educação; Complexidade; Espaços Digitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )