SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Educação do campo: prática do professor em classe multisseriadaA influência de um programa de leitura na transformação das condições sociais de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARTINS, Marcos Francisco  y  GROPPO, Luís Antonio. Formação de professores como pesquisadores em educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.229-244. ISSN 1981-416X.

O texto que se segue é o relato de uma experiência de parceria entre o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e a Apeoesp (Sindicato do Professores da Rede Pública de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que no ano 2006 uniram esforços para capacitar na pesquisa em educação docentes da rede estadual de ensino paulista, mediante um curso na modalidade extensão denominado de “Introdução à Pesquisa em Educação”. Para apresentar os contornos dessa iniciativa, o texto divide-se em três momentos. No primeiro, são delineadas as motivações que levaram as duas instituições a formularem a proposta que visou enfrentar o problema da deficiência na formação acadêmico-científica dos docentes da rede pública. No segundo momento, encontra-se descrita a proposta formulada, seguida de um relato sobre sua execução nos dois locais onde foi implementada simultaneamente: Campinas e Americana. Por fim, é apresentada uma avaliação do trabalho realizado, que deu ensejo aos autores desse relato de experiência, docentes no referido curso, a tecer considerações acerca dessa experiência.

Palabras clave : Pesquisa em Educação; Educação; Estudo e Ensino; Brasil; Pesquisa; Metodologia; Pós-Graduação; Trabalhos Científicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )