SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22Formação de professores como pesquisadores em educaçãoParadigmas do conhecimento: do moderno ao ecológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ROCHA, Sílvia Roberta da Mota  e  FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A influência de um programa de leitura na transformação das condições sociais de aprendizagem. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.245-258. ISSN 1981-416X.

Este artigo analisa a transformação das condições sociais de apropriação da leitura de crianças em condições de exclusão escolar, as quais foram nomeadas como crianças remanescentes (CR). Trata-se de uma pesquisa intervenção realizada por meio de um programa que convocou leitores da comunidade (LC) para o ensino da leitura na escola. Os resultados do estudo evidenciaram o papel pedagógico do Programa na transformação das condições sociais de apropriação da leitura, cuja função social da escola, para estes alunos, contemplou a apropriação de estratégias socioafetivas e culturais que por sua vez atuaram como condição essencial para que o ensino se efetivasse, implicando na apropriação de estratégias cognitivas e metacognitivas. O programa permitiu, assim, alterar as relações sociais, familiares e, sobretudo, escolares, nas quais essas crianças se inserem, tendo provocado mudanças na relação destes sujeitos consigo, com os outros e com o saber, o que caracteriza a sua educação propriamente dita via escolarização.

Palavras-chave : Apropriação da Leitura; Exclusão Escolar; Reprodução Social.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )