SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número22A influência de um programa de leitura na transformação das condições sociais de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

NONATA, Antonia Ferreira. Paradigmas do conhecimento: do moderno ao ecológico. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.22, pp.259-275. ISSN 1981-416X.

No contexto da passagem do milênio, o estudo focaliza a mudança e as mudanças na visão dos atores, observando, em especial, o que ocorre com eles, numa mudança de paradigma. Intenta, assim, provocar a reflexão sobre o fenômeno da mudança paradigmática e as repercussões na mudança de percepção da realidade, inclusive no campo do social. A análise do conceito de paradigma sob o aspecto científico Khun (1970), Capra (1996), Giddens e Turner ( 1999) e Goswani, (2001) e sob o aspecto sociocultural, Capra (1982, 1996) e Morin (1996) , tem como desfecho a descrição das relações científicas e socioculturais estabelecidas nos paradigmas ocidentais consignadas na categoria racionalidade e nas suas implicações para a sociedade e a educação.

Palavras-chave : Mudança; Paradigma; Paradigma Científico-Social; Racionalidade Instrumental e Racionalidade Ecológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )