SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número23Formação de professores de inglês no BrasilPráticas da matemática moderna no curso de licenciatura: uma perspectiva histórico-cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

TERRAZZAN, Eduardo A.; DUTRA, Edna Falcão; WINCH, Paula Gaida  e  SILVA, Andréia Aurélio da. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e formação identitária de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.23, pp.71-90. ISSN 1981-416X.

O Projeto de Pesquisa DIPIED tem desenvolvido, como uma de suas atividades, o estudo das recentes reformulações realizadas em Cursos de Licenciatura, procurando contribuir para uma melhor compreensão da organização das atuais configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, em Física e em Química da UFSM, para analisar possibilidades das suas configurações Curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos os Projetos Político-Pedagógicos desses cursos. Constatamos que, aparentemente, os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Física dão menor ênfase à formação pedagógica de seus licenciados do que a Licenciatura em Química. Em muitos aspectos, esses cursos ainda mantêm semelhanças com a formação proposta em legislações anteriores sobre o assunto, o que indica não haver avanços significativos que garantam uma formação comprometida com as especificidades da ação docente.

Palavras-chave : Cursos de Licenciatura; Configurações Curriculares; Prática como Componente Curricular; Estágio Curricular; Identidade Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )