SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número23Práticas da matemática moderna no curso de licenciatura: uma perspectiva histórico-culturalFóruns de licenciatura: que contribuições para a formação de professores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PASSOS, Laurizete Ferragut  e  OLIVEIRA, Neusa da Silva Cardoso de. Professores não habilitados e os programas especiais de formação de professores: a tábua de salvação ou a descaracterização da profissão?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.23, pp.105-120. ISSN 1981-416X.

O presente trabalho busca contribuir para as discussões sobre as políticas de formação de professores e das diferentes modalidades de formação que vêm sendo implementadas no país a partir da década de 1990. Tomou-se para o estudo o Programa Especial de Formação de Professores e os dados referem-se à pesquisa desenvolvida num curso da área de matemática e funcionando na capital de um dos Estados mais desenvolvidos do país - a cidade de São Paulo. A sala de aula estudada compunha-se de alunos bacharéis de diferentes áreas, como arquitetos, administradores, engenheiros e parte deles já atuando como professores de matemática e que buscavam a certificação da Licenciatura Plena com carga horária pequena e reduzidos encontros semanais. Buscou-se, então, investigar esse espaço de formação docente a partir do olhar dos alunos que o cursaram tomando, para isso, uma análise de suas percepções e motivações para o ingresso e buscando verificar também o funcionamento do curso e analisar seu papel em relação à possível descaracterização da profissão docente.

Palavras-chave : Formação de Professores; Cursos de Licenciatura; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )