SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número23Professores não habilitados e os programas especiais de formação de professores: a tábua de salvação ou a descaracterização da profissão?Processos de constituição identitária dos chefes de departamento dos cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ROMANOWSKI, Joana Paulin; GISI, Maria Lourdes  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Fóruns de licenciatura: que contribuições para a formação de professores?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.23, pp.121-135. ISSN 1981-416X.

Neste artigo, focalizaremos duas experiências de trabalho coletivo: o Programa Licenciar desenvolvido na UFPR e o Fórum de Licenciaturas da PUCPR. As contribuições deste programa e fórum, para a formulação das proposições para os cursos de licenciatura no âmbito das instituições e nas definições sobre melhoria da formação realizada nestes cursos, serão analisadas apoiadas na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo. Partimos do pressuposto básico de que os problemas que afetam os cursos de licenciaturas, sobretudo a desarticulação entre teoria e prática na formação de professores, expressam a concepção de conhecimento mais usual cuja ênfase está na sólida formação teórica como base para uma prática conseqüente. Finalizamos com indicativos explicativos das implicações entre Programa Licenciar e os processos de individualização da formação inicial presentes nas atuais tendências e dos limites dos Fóruns no enfrentamento das desarticulações existentes nestes cursos.

Palavras-chave : Licenciatura; Fóruns de Licenciatura; Formação de Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )