SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número23Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professoresAspectos referentes à formação de professores de ensino religioso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

GUALDA, Luciana Rosa  e  SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Formação para o ensino de dança: pensamento de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.23, pp.207-220. ISSN 1981-416X.

A busca pela estética e pela perfeição técnica faz com que a dança perca o seu sentido expressivo e passe a ser a pura mecânica de execução de movimentos, destruindo a liberdade na dança e limitando as capacidades imaginativas e criativas dos alunos. Alguns profissionais propõem um ensino de dança baseado na reflexividade, no qual o corpo é visto como uma rica fonte de conhecimento e que, quando não objetificado, pode ser o lugar para a reflexão crítica, propondo desvincular a rigidez técnica em busca de uma libertação na dança e de um respeito à diversidade dos corpos. Foram realizadas entrevistas com cinco docentes de notória experiência nesta forma de ensino com o objetivo de analisar sua concepção de ensino e de trabalho com o corpo. Se por um lado os professores entrevistados acreditam que a licenciatura é importante para a formação, por outro, os pesquisadores afirmam que os professores de dança não estão preparados para atuar nas escolas. Este artigo vem propor uma discussão e reflexão sobre ensino de dança, tendo como foco principal o entendimento de que este ensino deve sempre buscar o desenvolvimento da criatividade e expressividade, almejando uma maior proximidade entre educação e dança na formação de professores e uma valorização do ensino de dança nas escolas regulares.

Palavras-chave : Formação em Dança; Ensino de Dança; Dança nas Escolas; Pensamento de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )