SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue24Tipología de las tendencias de la virtualización de la educación superior em América Latina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

SOUZA, Alba Regina Battisti de; SARTORI, Ademilde Silveira  and  ROESLER, Jucimara. Mediação pedagógica na educação a distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.327-339. ISSN 1981-416X.

Neste artigo, analisa-se o processo de mobilização e construção de saberes docentes de professores/as que atuam na Educação a Distância (EaD), tendo como foco o processo de mediação pedagógica. Trata-se de um estudo pautado em pressupostos contemporâneos sobre a constituição dos saberes docentes, em especial nas áreas de educação e comunicação. Na EaD, o distanciamento físico sempre exigiu recursos e estratégias didáticas e comunicativas diferentes dos convencionais. Com a inserção das tecnologias digitais de comunicação e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, a função mediadora do professor tomou um forte impulso, provocado pelas possibilidades e também pelas exigências da configuração desse novo “espaço”. Como os/as professores/as desenvolvem essa atitude mediadora na EaD? Como lidam com os alunos, uma vez que não podem intervir presencialmente? Qual o papel das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) nesta mediação? Como utilizar as TIC de modo a potencializar esta mediação? Assim, por meio dessas perguntas, aborda-se a mediação pedagógica, levantando dilemas e apontando perspectivas e possibilidades na EaD, procurando contribuir com a formação e atuação docente na modalidade.

Keywords : Mediação Pedagógica; Educação à Distância; Educação e Comunicação.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )