SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Os caminhos da EAD no BrasilDispositivos de avaliação de projectos em TIC: uma experiência em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

BEHLING, Hans Peder  y  CRUZ, Dulce Márcia. Comunicação e linguagem na EAD: um estudo das interações na UnisulVirtual. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.373-387. ISSN 1981-416X.

O objetivo principal dessa pesquisa foi investigar a interação e a interatividade nos cursos a distância da UnisulVirtual a partir do estudo da comunicação e da linguagem utilizada nos seus materiais didáticos. A partir dos fundamentos do neopragmatismo, verificamos as trocas proposicionais dos cursos da UnisulVirtual dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e nos materiais escritos (impressos e virtuais). O estudo mostrou que, apesar de utilizar um AVA, a ênfase do modelo estava no material didático impresso e na auto-aprendizagem, tendo a avaliação presencial e a produção individual mais peso que a comunicação na internet. Com isso, os espaços de interação não seguiam os objetivos fixados pela instituição para as ferramentas virtuais, tomando diferentes funções a partir do uso. Este era o caso da ferramenta tutoria, que tem a função de esclarecer dúvidas dos alunos e fortalecer a discussão sobre o conteúdo, mas que na verdade era usada como local de negociação de cronogramas e prazos. A pesquisa demonstrou que os fundamentos do neopragmatismo podem ser utilizados para análise de comunicação e linguagem no ambiente virtual e contribuir com o estudo das interações à medida que propõem o entendimento por boa vontade e não por análises semânticas. No entanto, ao excluir da análise o que não for assunto dos diálogos ou que ocorrer em situações nas quais não há como registrar as trocas proposicionais e os novos sentidos resultantes dessa interatividade, sugerem a necessidade de pesquisas que incluam outras explicações para os fenômenos estudados.

Palabras clave : Comunicação; Linguagem; Formação Continuada; Interação; Interatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )