SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24A importância da educação a distância para a educação corporativaFormação continuada on-line para professores matice índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. A avaliação de cursos a distância aplicando os pressupostos da pesquisa avaliativa formativa. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.417-431. ISSN 1981-416X.

Um dos critérios para credibilidade e fidedignidade da pesquisa científica é o procedimento metodológico adotado e cabe ao pesquisador operacionalizar os pressupostos teóricos, visando a estabelecer o encaminhamento da coleta e análise de dados na pesquisa. Neste artigo, descreve-se um método para aplicação dos pressupostos da Pesquisa Avaliativa Formativa, um tipo de pesquisa orientada para a avaliação de processos, sejam eles métodos de serviço, de ensino ou ainda propostas de formação, como é o caso desta pesquisa. O método criado faz parte de uma pesquisa doutoral, validado por meio da realização da avaliação em um curso bimodal (curso que contém atividades realizadas em presença e a distância) de formação de professores para integração de recursos tecnológicos na prática pedagógica, em uma universidade Canadense. Entre os resultados, observa-se que, além da questão central de pesquisa, é essencial a elaboração de questões-guias a serem respondidas em cada uma das etapas de um processo avaliativo, já que elas fazem com que o pesquisador concentre sua atenção ao foco central de sua investigação, pois em cursos nos quais os alunos realizam atividades presenciais e a distância, as fontes de dados são ricas e as variáveis que surgem no decorrer da investigação são muitas, levando o pesquisador a dispersar o foco de sua avaliação. Um limite a ser considerado é que o método seja aplicado no decorrer do processo de formação, para que o pesquisador possa ter mais facilmente acesso aos sujeitos envolvidos no processo, para que, sempre que necessário, realize a complementação das informações coletadas.

Palavras-chave : Métodos de Pesquisa; Educação a Distância; Avaliação de Cursos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )