SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24A avaliação de cursos a distância aplicando os pressupostos da pesquisa avaliativa formativaAvaliação da aprendizagem on-line: contribuições específicas da interface forum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TORRES, Patrícia Lupion; BEHRENS, Marilda Aparecida; TESCAROLO, Ricardo  y  MATOS, Elizete L. M.. Formação continuada on-line para professores matice. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.433-444. ISSN 1981-416X.

Este artigo apresenta uma experiência vivenciada na formação continuada on-line com professores universitários envolvidos no programa MATICE (Metodologias de Aprendizagem via Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais). A proposta foi desenvolvida pela Diretoria de Educação a Distância da PUCPR em conjunto com o grupo de pesquisa PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores). Centrou-se o objetivo desta proposta na preparação de docentes para a utilização pedagógica de tecnologias da informação e comunicação na proposição de disciplinas on-line. O professor participante da formação continuada foi desafiado a tornar-se um agente mediador em busca de processos de ensino que abordem a aprendizagem em seus aspectos de elaboração pessoal e coletiva. Com essa visão, propiciou-se aos professores o desenvolvimento de capacidades para poder selecionar melhor a mídia disponível para cada situação de aprendizagem. A experiência vivenciada junto a estes professores permitiu aos pesquisadores levantar algumas contribuições relevantes que se apresentam neste artigo a partir da reflexão dos profissionais envolvidos no processo de formação continuada.

Palabras clave : Formação Continuada de Professores; TIC; Universidade Virtual; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )