SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Formação continuada on-line para professores maticeWork-based learning: a nova geração do E-learning? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

KRATOCHWILL, Susan  e  SILVA, Marco. Avaliação da aprendizagem on-line: contribuições específicas da interface forum. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.445-458. ISSN 1981-416X.

A educação on-line atinge ampla expansão da popularização das tecnologias digitais. Este texto trata das possibilidades de implementação de uma avaliação dialógica no fórum de discussão do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com base na pesquisa qualitativa, de cunho sócio-histórico, desenvolvida durante o mestrado em educação, cultura e contemporaneidade, tendo como referencial teórico a concepção dialógica de Bakhtin, a perspectiva do desenvolvimento de Vygotsky, os conceitos de avaliação da aprendizagem de Luckesi e Hoffmann e os fundamentos da interatividade de Silva. Mostra que o fórum de discussão do AVA é uma interface que propicia os processos de construção do conhecimento e de avaliação sob a perspectiva dialógica e colaborativa, desde que as posturas docentes e discentes estejam em consonância com este propósito.

Palavras-chave : Educação On-Line; Avaliação da Aprendizagem; Fórum de Discussão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )