SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Avaliação da aprendizagem on-line: contribuições específicas da interface forumReferenciais de qualidade para cursos em EAD: dificuldades e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

MAIA, Carmem. Work-based learning: a nova geração do E-learning?. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.459-472. ISSN 1981-416X.

Work-Based Learning ou Educação pelo Trabalho não é um conceito novo. No Reino Unido, surgiu há pelo menos 20 anos, com a proposta de ampliar o acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. No Brasil, ainda é um conceito desconhecido, que acaba se confundindo, muitas vezes, com educação corporativa e até com educação a distância. A grande diferença, no entanto, é que na Educação PELO Trabalho, “work is the curriculum”: o próprio trabalho e o seu ambiente de trabalho são utilizados como conteúdo programático e como case e metodologia de aprendizagem para a formação do indivíduo/adulto trabalhador. Muito diferente da educação corporativa, que se utiliza do e-learning para fazer treinamentos focados, e da educação a distância oferecida na graduação de instituições de ensino superior, cujo modelo ainda se fundamenta no formato tradicional, ou seja, em um programa de curso pré-formatado, com disciplinas e conteúdos prontos. Nem uma coisa, nem outra. A idéia de “separar” o momento de aprender e de trabalhar está com os dias contados, porque a experiência de aprender está cada vez mais presente na vida de todos nós e fica difícil separá-la das atividades cotidianas. A proposta desse artigo é trazer ao leitor o conceito de Work-Based Learning e sugestões de como a metodologia pode ser aplicada como alternativa ao e-learning tradicional.

Palavras-chave : Educação pelo Trabalho; Educação a Distância; Educação Corporativa; E-Learning; Gestão do Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )