SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Work-based learning: a nova geração do E-learning?Arquitectura para sistemas de educación basada en Web usando programación orientada a componentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza; MUNHOZ, Antonio Siemsen  e  DUARTE, Eliane Vasconcellos Garcia. Referenciais de qualidade para cursos em EAD: dificuldades e desafios. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.473-483. ISSN 1981-416X.

O presente teve como objetivo investigar dificuldades e desafios encontrados pelos gestores no desenvolvimento de projetos de cursos ofertados na modalidade da educação a distância e ao implantarem os Indicadores de Qualidade preconizados pela SEED/MEC. Para tanto, foram enviados onze questionários com questões abertas e fechadas para instituições de ensino privadas e públicas de Curitiba, no Paraná, que atuam com EAD, nos diversos níveis de formação, sendo devolvidos nove questionários. Os respondentes indicam: o desenho do projeto, seguido pelo compromisso do gestor, como indicadores fáceis de serem implantados. A seguir apontam a presença da equipe multiprofissional, da comunicação/interação efetiva e a presença de avaliação contínua como os de dificuldade média. Os indicadores que obtiveram escores mais baixos foram: existência de recursos educacionais, infra-estrutura de apoio, convênios/parcerias, transparências nas informações e sustentabilidade financeira. Problemas e desafios foram destacados vários na área pedagógica: pouca aceitação dos alunos e docentes quanto ao uso das tecnologias de informação; estruturação dos conteúdos; tutoria inadequada; pouco apoio por parte dos coordenadores dos cursos presenciais. No que concerne ao sistema administrativo, os problemas apontados resultam da falta de cultura de EAD; do não-envolvimento das chefias, o que leva ao não-cumprimento das metas. A sustentabilidade financeira foi também arrolada como um dos problemas. Dentre os problemas tecnológicos, surgem estes: o controle do monitoramento acadêmico, a infra-estrutura existente, o alto custo da tecnologia. Espera-se que os resultados do estudo possam ontribuir para que os gestores facilitem o planejamento e a execução de futuros projetos.

Palavras-chave : Educação a Distância; Indicadores de Qualidade para EAD; Problemas; Desafios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )