SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número24Referenciais de qualidade para cursos em EAD: dificuldades e desafiosPergamum e a busca de periódicos on-line: uma ferramenta para a pesquisa universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

PEREDO VALDERRAMA, Rubén; CANALES CRUZ, Alejandro; BALLADARES, Leandro  e  MENCHACA RESENDIZ, Alain. Arquitectura para sistemas de educación basada en Web usando programación orientada a componentes. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2008, vol.08, n.24, pp.485-502. ISSN 1981-416X.

Neste trabalho, apresentamos uma nova Arquitetura Orientada a Componentes e Agentes (AOCA), para sistemas de Educação Baseado em Web (Web-Based Education, WBE por suas siglas em inglês). Esta arquitetura está baseada na especificação do modelo IEEE 1484 (Learning Technology System Architecture, LTSA por suas siglas em inglês), usando o padrão de desenvolvimento que foi denominado Intelligent Reusable Learning Components Object Oriented (IRLCOO). Os IRLCOO são um tipo especial de Sharable Content Object (SCO) compatível com Sharable Content Object Reference Model (SCORM). O novo modelo AOCA mistura metadados (SCORM 2004, RDF, XML), para ser usado pelo motor de inferências baseado em regras conhecido como Jena e ademais é usado Joseki como servidor Web para a implementação de uma plataforma semântica. A arquitetura que é descrita neste trabalho é usada para desenvolver ferramentas CASE para desenvolvimento de conteúdos e avaliações, orientado para oferecer interoperabilidade de aplicação sob a filosofia de Serviços Web.

Palavras-chave : Educação Baseada em WEB; Web Semântica; IRLCOO; SCORM.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )